fbpx

DETOX YOUR BODY UNVEIL YOUR SOUL
O PROPÓSITO DO DETOX DO CORPO SÓ TEM PROPÓSITO SE SE CHEGAR A CONHECER A ALMA

Para aquele que simplesmente vive e aceita : o corpo, instintos, necessidades e forma de vida; os programas detox são puramente uma desintoxicação dos acúmulos provenientes dos excessos de uma vida vivida em prol do prazer. Porém, para os outros aqueles que, em algum ponto da história, experienciaram um olhar de soslaio, um vislumbre para algo além da forma, do corpo, dos pensamentos, dos sentimentos. Para esses, a partir desse algo que não se explica terá acontecido o primeiro lampejo de consciência de que a existência não se limita apenas ao reflexo no espelho, ou aquilo de que cantam os poemas e canções.

Frente a esta olhar de soslaio, a este vislumbre, espelhou-se a inquietação, a busca por algo mais. E, porque raramente nos habituamos a olhar para dentro ou a ficar em silêncio com nós mesmos, o instinto é procurar fora quem soubesse definir o indefinível.

Na busca de curar o vazio existencial que tantas vezes não nos deixa dormir encontramos programas de renascimento, “rebirth”, sagrado feminino, meditação, mindfulness numa busca desesperada de descobrir quem sou para além da forma e o que faço aqui.

Mas para aqueles que viram de soslaio algo para além da “normose” tornou-se evidente que a identificação com o corpo, a mente e os papéis sociais reduz a vida a uma história em que somos ou heróis, ou vilões, de histórias pessoais que nós mesmos narramos e que forçosamente procuramos acreditar.

Foi através desta procura que muitos de nós chegaram ao Yoga, como forma de nos sentirmos “melhor”, por uma questão física ou emocional.

A inquietude eterna que nos faz duvidar do vislumbre que tivemos mas a impossibilidade de negar o que vimos parece de alguma forma desvanecer com a prática daquelas posturas loucas, daquele silêncio perpetuado no tempo ou a série impossível de decorar. De alguma forma aquele movimento do corpo associado à respiração, à observação, silencia a mente e desvenda as camadas que cobrem nosso verdadeiro Ser. Porque será que isso acontece?

No programa DETOX YOUR SOUL procuramos partir do conhecimento do que somos, daquilo com que nos identificamos? Para isso, precisamos ir purificando os vários invólucros e moldes para entender a realidade ilusória. Precisamos observar e conhecer para saber como transcender as crenças limitadoras que constróiem o ego e abafam a alma.

Para isso é importante a prática diária.

Não apenas a prática de asana, mas a criação de rotinas que torne evidente os papéis, a forma como dispersamos o tempo.

Desta prática de auto-estudo – Swadhyaya, surge a consciência do que somos e de como experienciamos o Mundo à nossa volta, como nos relacionamos, como interagimos até chegarmos a um espaço onde não haja lugar para dúvidas e finalmente possamos caminhar na direcção do RECONHECIMENTO do que somos de verdade.

Após a primeira fase de auto-conhecimento, que dura cerca de 8 semanas, iniciamos o caminho do questionamento baseado nos ensinamentos de Sri Ramana Maharshi que enfatizava a meditação do tipo Vichara, interrogação, em que nos vamos perguntando: eu sou isto? E por exclusão vamos retirando aquilo que não somos. Esse processo pode ser chamado de neti neti, “nem isto, nem isto”. Não sou o meu corpo, não sou o meu pensamento, não sou o meu nome, não sou a minha profissão… E por aí fora, até chegarmos a algo que não deixe espaço para dúvidas. Nesse momento percebemos que o verdadeiro Ser é ilimitado, e toma a forma que lhe dermos. Desta percepção resulta Moksha – a desintoxicação da alma, a percepção de liberdade.

Partimos do corpo físico, mas não ficamos por aí, seguimos caminhando pelos diferentes corpos, invólucros da alma, que recebem o nome de Koshas e são cinco. São como vidros sobrepostos que se sujos impedem de ver o Mundo lá fora da forma como é.

Annamaya Kosha é o corpo físico. Anna significa comida, porque é disso que ele é composto. Todos os dias aquilo que comemos nutre as células, que se renovam a partir dessa nutrição. Pensando que este corpo é formado pelo que comemos e digerimos, se entende porque a alimentação é tão importante se queremos começar purificando os Koshas. Por isso as primeiras 4 semanas do programa DETOX YOUR SOUL são usadas para limpar o corpo das tendências alimentares tamásicas baseadas em comida industrializada, processada, pré-congelada, pré-confeccionada, reaquecida. Nas 4 semanas seguintes é realizado o convite a um detox profundo do corpo e o convite a uma alimentação predominantemente sátvica, adequada a cada constituição e capacidade de digestiva, agni. Terminando o programa DETOX YOUR SOUL em autonomia.

O interessante deste programa é a tomada de consciência da importância da prática diária da tomada CONSCIENTE de decisão com base nas observâncias do efeito dos alimentos que consumimos no dia a a dia. O melhor do programa é que essas mudanças se realizam de forma gradual e suave, de dentro para fora e não baseadas num protocolo rígido, com as quais nossa razão pode até concordar, mas nossa vontade não. Associado a este cuidado tomamos consciência de que o corpo se alimenta por todos os sentidos e de forma integral pelo que é fundamental exercitar o corpo físico e o corpo mental com a prática de asana, pranayama e meditação que acompanham todo o programa.

Pranamaya Kosha é basicamente o corpo energético que está entre o físico e o da mente, fazendo a ligação entre os dois, através do prana, o que é facilmente observável numa prática de asanas. O Prana tem uma relação especial com a mente e para onde vai a mente segue o corpo por isso se tivermos certa região bloqueada, podemos sentir resistência a que se abra pelo que é importante a presença de um professor que ajuda a levar a atenção, sem julgamento, para aquela região, para fazer a energia fluir. Isso pode trazer à tona diferentes emoções e por isso é importante perceber a egrégora a que estamos associados para não racionalizar em excesso e perceber o processo com aceitação e compaixão, lembrando que cada um é um indivíduo diferente e reagirá de forma diferente.

O Manomaya Kosha é o corpo da mente, pelo qual em vez de sangue e linfa fluem pensamentos que ficam guardados em forma de samskaras, impressões passadas que influenciam tendências de comportamento, os vasanas. No programa DETOX YOUR SOUL as entrevistas servem para auxiliar a transmutação da tendência automática de persistir ao agradável em detrimento do saudável e rejeitar o desagradável apesar de importante no processo de evolução pessoal.

A prática de asanas, Pranayama e meditação são ferramentas importantes que criam diversas oportunidades para observar esses padrões que causam sofrimento.

Vignamaya Kosha é o corpo do intelecto, da inteligência subtil. Aqui se alojam os samskaras e o Karma mais profundos. que necessitam da luz de Buddhi. Mas para que Buddhi se manifeste e prevaleça sobre a vontade do ego, apegos e aversões, é necessário que Sattva domine sobre a mente. Por isso são tão importantes as ações de purificação dos Koshas anteriores, para criar o espaço e a luz necessárias para termos Viveka, discernimento.

O último Kosha, Anandamaya Kosha, é o chamado corpo causal, a alma que causa a individualidade específica de cada um de nós. Sendo o último, o mais subtil, é o que está mais perto de Purusha, em direto contato com o Absoluto. Dá origem aos outros Koshas e o último a ser dissolvido quando se morre. Ananda pode ser traduzido como bem-aventurança, um estado de felicidade, paz e tranquilidade, que seria a matéria que compõem este corpo. Experienciar esse estado, um tipo de Samadhi, só é possível quando os Koshas anteriores estão purificados.

No fundo, este é um processo do DETOX YOUR SOUL tal como descrito no primeiro sutra do Sadhana Padha, o segundo Capítulo dos Yoga Sutras, por Patanjali. 

O propósito deste programa é entender como os corpos funcionam para saber manejá-los e transformá-los para que não nos dominem. Como dito antes, serve também para entendermos o que não somos.

Lara Lima
Fundadora do método BmQ
Sócia e Formadora da AMAYUR – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda (amayur.org)
Formadora reconhecida pela YOGA ALLIANCE
Terapeuta Ayurveda Sénior
Doula Ayurveda
Professora Sénior de Yoga
Método BmQ

About Método BmQ