“Ayurveda é o ancestral da Física quântica na forma de observar e interpretar o Mundo, a Vida, o Ser Humano.”

DAILY AYURVEDA

DE ONDE VEM?
PARA ONDE VAI?

Apesar de ser (re)conhecida como Medicina Ayurveda, nomeadamente pela OMS, Ayurveda não é uma medicina. Constrangir Ayurveda a um sistema médico é tão reducionista quanto declarar a vida como a ausência de doença. Ayurveda é um corpo de conhecimento vasto sobre a Vida (Ayur, significa Vida, e Veda, significa conhecimento). Um corpo de conhecimento sistematizado pelos antigos Sábios da Índia, mas com origem muito anterior a qualquer Veda e por todos eles reverenciado como por exemplo no Rig Veda, “que contém 10572 hinos sobre as tipologias humanas, considerando o transplante de órgãos, uso de ervas no tratamento de doenças físicas e psíquicas e a obtenção da longevidade” e o Atharva Veda “contendo 5977 hinos sobre anatomia, fisiologia e cirurgia” (Dr. José Ruguê).

Mas o Ayurveda tem os seus próprios textos clássicos como o Sushrut Samhita (que serve de base à escola de cirurgia Ayurveda desenvolvida por Divodasa Dhanwantari, provavelmente entre os séculos nove e seis antes de Cristo), o Charak Samhita (com conteúdo resultante da escola de clínica médica desenvolvida pelo Sábio Bharadwaj e sistematizada pelo seu discípulo Atreya, provavelmente no primeiro século depois de Cristo) e o Ashtanga Hridayam, uma versão concisa dos anteriores, escrito no século oito depois de Cristo.

Esta longa história expõe de forma clara a Medicina Ayurveda como o sistema médico mais antigo do mundo sendo a fonte da medicina chinesa, tibetana, grega, romana, egípcia, persa e outras resultantes dos fluxos migratórios estabelecidos na rota entre a Ásia, o Meio Oriente e a Europa, promovendo a ligação entre as culturas. Para além disso, basta ler as palavras do Dr. Ruguê sobre a conclusão das suas pesquisas, aliando a sua prática clínica ocidental com a sua prática de clínica ayurveda : “não encontrei nenhum sistema mais completo e mais holístico (integral) que a medicina ayurveda. Ela enfatiza terapias preventivas e curativas, por vários métodos de eliminação de toxinas do corpo e da mente, levando a um melhor funcionamento celular que consubstancia o tão propalado conceito de longevidade e “rejuvenescimento” deste sistema médico. Ayurveda é mais que um mero sistema de saúde. Ela é uma ciência e uma arte do apropriado viver, que ajuda a obter longevidade.”

Ayurveda é o ancestral da Física quântica na forma de observar e interpretar o Mundo, a Vida, o Ser Humano. De acordo com a Ayurveda, toda a expressão, incluindo a forma humana, é um fenómeno único da consciência cósmica, resultante da combinação exclusiva dos diferentes estados da matéria – Panchamahabhutas (akasha, vayu, agni, jala, prithvi). A combinação destes cinco estados da matéria no ser humano forma três organizações ou tipologias, que definem o temperamento psicossomático ou constituição natural, tal como o código genético, e que são:

· Vata (akasha, vayu)

· Pitta (agni, fala)

· Kapha (jala, prithvi)

Quando o equilíbrio destas energias básicas está perturbado, origina-se o desequilíbrio, que é desarmonia. Viver é esta constante interação entre harmonia e desarmonia destas energias nos diversos corpos (Shariras) e suas camadas (Koshas). Ayurveda é o conhecimento da fórmula harmónica desta interação constante entre mente, sentidos, consciência e ambiente externo permitindo o crescimento e a evolução do ser.

Para a gestão deste equilíbrio inconstante o Ayurveda recorre a diferentes ferramentas como: dieta, rotinas, meditação, ervas medicinais, yoga e estilo de vida; adequadas às mudanças de estação, emoções e fatores de stress  presentes e etapas da vida. Assumir esta forma consciente de viver deve ser acompanhada de perto por um terapeuta com formação ayurveda e profundo conhecimento da filosofia védica e de sua extensa psicologia, das técnicas do yoga e meditação, das ervas medicinais e dos processos de desintoxicação física e psíquica.

Se desejas utilizar estes conhecimentos básicos da ayurveda de maneira preventiva na tua vida, inicia marcando a tua consulta com um dos terapeutas BmQ, que te farão um diagnóstico adequado, iniciando o programa BacktoLife, um programa de auto-análise à luz dos conhecimentos védicos, ou inscrevendo-te no curso de Dinacharya numa abordagem prática de correcção das rotinas existentes. Em seguida, adapta a tua alimentação, progressivamente, com recurso aos programas Ayurkitchen. Faz Yoga de acordo com as tuas características, marcando um Yoga Coach. Medita diariamente com ajuda dos Challenges que te oferecem a orientação diária de um professor com experiência e formado de acordo com os métodos tradicionais do Yoga. Estes challenge permitem ainda incluir a dimensão espiritual na vida incluindo mantras, kirtans e conhecimento das deidades hindus, astrologia e ecologia pessoal.

Lembra que a felicidade é teu direito por nascença sendo fruto da paz interna que cultivas

Esta breve e incompleta incursão ao Ayurveda não pode terminar responder à segunda pergunta colocada. Para onde vai? Para onde tu fores. Cada um de nós define o caminho pois o Ayurveda traz de volta o sagrado direito e dever da auto-responsabilidade sobre a nossa própria saúde e bem estar, porque enfatiza aquilo que todos sabem, mas poucos praticam, que a saúde se promove com alimentação adequada, exercícios físicos e estado mental positivo.

Lara Lima

___________
Sabe mais informações

WhatsApp: +351 915448303
www.bmqbylaralima.com
info@bmqbylaralima.com (assunto: programa BACK2LIFE, CHALLENGES, DINACHARYA, CONSULTA AYURVEDA, YOGA COACH).

___________
Facebook
|https://www.facebook.com/BmQbyLaraLima/
Instagram
https://instagram.com/bmqbylaralima
YouTube
https://www.youtube.com/channel/UC97f5xJ7oshGJPuTeqIsUkQ
Twitter
https://twitter.com/BmqYoga?s=08
LinkedIn
https://www.linkedin.com/in/bmq-escola-yoga-e-ayurveda-lara-lima-87221037/

Método BmQ

About Método BmQ