Alimentação em épocas festivas

Não há melhor do que começar o Ano com orientações para todos os desafios que momentos em festa nos trazem na hora de…sentar à mesa! Tens aqui algumas orientações que podes ir assimilando, entendendo para que possas colocar em prática neste novo Ano.

A Diana, uma mulher com muita força e com muita vontade de aprender e voltar a aprender vezes sem conta, decidiu mesmo já sendo Terapeuta de Medicina Ayurveda voltar a fazer a formação completa – FTMA Formação de Terapeuta de Medicina Ayurveda – na a nossa escola. Algo que está sempre a ser referido pela nossa terapeuta e formadora Sénior Lara Lima – mesmo enquanto terapeutas ouçam o básico sempre e repetidamente.

A Diana escreveu-nos este artigo de hoje que decidimos partilhar contigo 🙂

________

Nesta época festiva não, a alimentação que fazemos é tudo menos saudável e sabe tão bem comer os sabores doces que todos os anos nos fazem criar boas memórias de um Natal em família.

No entanto, se conheces o Ayurveda ou até se estás já a alimentar-te de acordo com a tua Prakiti fica a saber que é possível passar as festas com alegria, boa comida e saúde!

Podes ajustar os teus alimentos desde a sua confecção até à escolha do que colocas no teu prato sem teres que ser @ “esquisitinh@” que não come nada ou leva a sua própria comida.

Confecção

Cozer ou grelhar o bacalhau em vez de assar em azeite ou fritar; cozinhar no forno as sobremesas que normalmente são fritas, como por exemplo as rabanadas; Saltear os grelos com alho em vez de os cozinhar em leite e farinha.

Quantidade/Qualidade dos alimentos

Optar por produtos de agricultor; evitar alimentos processados; evitar estar à mesa longos períodos de tempo (dar um passeio entre refeições, ajudar a arrumar a mesa, brincar com as crianças da família); escolher 2 a 3 alimentos para a refeição principal em vez de comer um pouco de tudo;

Bebidas

Vinho tinto antes da refeição facilita a digestão (durante a refeição reduz o fogo gástrico); chá de funcho/gengibre/erva príncipe/lúcia-lima durante ou no final da refeição, no caso de comer grande quantidade de comida.

Especiarias

Uma vez que a maioria dos alimentos da época são doces e pesados, deve optar por adicionar à comida especiarias equilibrantes, picantes e leves. Por exemplo pode utilizar Trikatu (uma mistura de canela com gengibre e pimenta preta). Esta mistura pode ser colocada no seu prato, como tempero, ou ingerida em chá no final da refeição.

Faça um jejum prolongado, antes das refeições festivas. Durante esse jejum beba chá de gengibre.

Evite combinações de alimentos que provocam má digestão, tais como fruta com leite. Evite também cozinhar o azeite e o mel, consuma estes alimentos diretamente da garrafa,

Sobremesas

Faça ajustes às Sobremesas de modo a torná-las saudáveis: Leite Creme – coloque canela em vez de açúcar queimado; e opte por deliciar-se com as sobremesas durante vários dias, ingerindo uma por dia em vez de todas nos dois dias de festejo.

Atitude Mental

Sente-se à mesas com o seguinte pensamento: Prefiro comer bem hoje e sempre; Como só o que o meu corpo pede, isso é comer com prazer.

Fique atento à sensações do seu corpo. Caso se sinta pesado ou sonolento/a evite dormir. Realiza uma atividade física (passeio) ou mental (um jogo)!

Diana Vaz
Método BmQ

About Método BmQ