Benefícios do Kapikachu, ou Mucuna Pruriens, no tratamento de Parkinson

Uma planta tão potente quanto um remédio contra o Parkinson?

Usada há anos como planta ornamental, o Kapikachu, espécie nativa da África e da Ásia, é uma possibilidade real no tratamento do Parkinson.

FICHA TÉCNICA

Nome científico
Mucuna pruriens Família: Fabaceae



Nomes populares

Feijão-da-flórida, feijão-cabeludo-da-índia e feijão-maluco

Nomes Vernaculares:
Hindi: Kaunch, Kevanch
Inglês: Cow-hage, Cow itch, Velvet beans

Partes utilizadas
Sementes, raíz e vagem Origem: África e Ásia

Mucuna pruriens é uma famosa e multifacetada erva do Ayurveda, com muitos benefícios para a saúde, que vão desde afrodisíaco até condições neurológicas. O seu extrato, L- dopa, é sabiamente utilizado no tratamento da doença de Parkinson.

Efeitos nos Doshas
Reduz Vata, agrava Pitta e Kapha
Guna (atributos): Guru (pesado para digerir), Snigdha (untuoso, oleoso)
Rasa (sabores): Madhura (doce), Tikta (amargo)
Vipaka (sabor após digestão): Madhura
Veerya (potência): Ushna
Prabhava: Vrushya (afrodisíaco)
Principais tecidos envolvidos (Dhatus): beneficia todos os tecidos, especialmente o nervoso, reprodutor e muscular.
Principais canais envolvidos (Srotas): sistema nervoso, sistema reprodutor, sistema digestivo e sistema respiratório

Benefícios

  • Trata a maioria dos distúrbios do sistema nervoso
  • Aumenta naturalmente os níveis de dopamina no corpo
  • Trata a doença de Parkinson
  • Aumenta o humor, alivia a depressão
  • Ajuda no tratamento de problemas de dependência (alimentos, drogas, álcool, etc.) Aumenta a força e a energia
  • Aumenta os níveis de testosterona
  • Trata a disfunção sexual, como baixa libido, ejaculação precoce e impotência Aumenta a fertilidade em homens e mulheres
  • Útil na paralisia
  • Útil na insônia e outros distúrbios do sono
  • Anti-espasmódico e carminativo; trata gases, cólicas e inchaço
  • Útil em diarreia e prisão de ventre
  • Dilatador brônquico; útil na asma, respiração ofegante e falta de ar Rejuvenescedor, especificamente para os músculos, sistema reprodutivo e sistema nervoso
  • Trata a maioria dos Vata Vikara (doenças de Vata)
  • Aperta os músculos vaginais após o parto ou de outra forma
  • Promove a menstruação e é útil na amenorréia e hipoamenorréia
  • Aumenta o intelecto, memória, foco e concentração
  • Mata parasitas (especificamente os pelos da semente)

A doença de Parkinson (DP) é uma moléstia de curso progressivo, geralmente com início assimétrico em uma metade do corpo. Pode manifestar-se combinando dois ou mais dos seguintes sinais: tremor em repouso, rigidez muscular, comprometimento dos reflexos de manutenção de postura; acomete o sistema motor e acaba por se refletir em alterações na comunicação. As manifestações clínicas da doença decorrem de uma deficiência de dopamina cerebral resultante da degeneração dos neurônios pigmentados da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico.

Na doença de Parkinson, a sinucleína (uma proteína no cérebro que ajuda as células nervosas a se comunicarem) forma aglomerados chamados corpos de Lewy. A sinucleína pode acumular-se em várias regiões do cérebro, principalmente na substância negra (na profundidade do telencéfalo) e interferir na função cerebral. Os corpos de Lewy geralmente se acumulam em outras partes do cérebro e do sistema nervoso sugerindo que podem estar envolvidos em outras doenças. Na demência por corpo de Lewy, eles se formam na camada externa do cérebro (córtex cerebral). Os corpos de Lewy também podem estar envolvidos na doença de Alzheimer, possivelmente explicando o porque cerca de um terço das pessoas com doença de Parkinson apresentam sintomas da doença de Alzheimer e porque algumas pessoas com doença de Alzheimer desenvolvem sintomas parkinsonianos.

Há várias formas de tratamento da doença, mas a medida mais eficaz consiste em restabelecer, ao menos parcialmente, a transmissão de dopamina. A dopamina não passa a barreira hemato-encefálica, portanto, não pode ser administrada. A L-Dopa, precursor da dopamina, ultrapassa essa barreira e é rapidamente descarboxilada por enzimas em dopamina. O uso da L-Dopa é uma das formas para se restaurar essa neurotransmissão de dopamina.

Kampavata é o termo utilizado no Ayurveda para explicar o Parkinson, onde Kampa significa tremor, perturbação metabólica, predispondo às doenças neurológicas e mentais.

 

O Kapicachu é o principal fitoterápico para Parkinson, pois é fonte natural de L-Dopa, que é convertida em dopamina, recurso mais eficaz para o tratamento da DP. A literatura mostra, através de alguns estudos, que a L-Dopa é capaz de proporcionar melhora em alguns parâmetros vocais, tais como aumento da frequência fundamental, da variação melódica, da intensidade vocal, da velocidade de fala, do tempo máximo de fonação e dos valores da pressão respiratória; melhora na inteligibilidade da fala, no tipo de voz; redução do grau do tremor vocal, ou mesmo sua eliminação em alguns casos; melhora o controle muscular e a resposta cognitiva e psíquica.

Na visão do Ayurveda, o uso do Kapikachu pode resultar na promoção de uma maior estabilidade e diminuição dos tremores da pessoa acometida pela doença.

Como usar o Kapikachu

1. Para purificar as sementes de kapikachu

Remover a pele das sementes e ferver em leite de vaca; como as sementes são muito duras, não irão dissolver. Tirar as sementes do leite, lavar em água quente, deixar secar; depois de secas, triturar para formar pó. Após este processo, usar, então, como medicamento.

2. Para rejuvenescimento muscular

Combine Kapikachu, Ashwagandha e Bala em partes iguais e tome 1/2 colher de chá, três vezes ao dia para aumentar a força, a massa e o rejuvenescimento geral dos músculos. Tome isso em 1/2 xícara de água morna; para benefícios adicionais de rejuvenescimento, adicione 1 colher de chá de ghee e 1/2 colher de chá de mel. Para pessoas Kapha, 1/2 colher de chá de ghee e 1 colher de chá de mel.

3. Para baixa libido e infertilidade

Para os homens: Combine Ashwagandha, Gokshura e Kapikachu em partes iguais e tome com 1/2 colher de chá de ghee derretido (com mel para pessoas Kapha), 2-3 vezes ao dia antes das refeições.
Para mulheres: Combine Shatavari, Gokshura e Kapikachu em partes iguais e tome com 1/2 colher de chá de ghee derretido (com mel para pessoas Kapha), 2-3 vezes ao dia antes das refeições.Benefícios do Kapikachu, ou Mucuna Pruriens, no tratamento de Parkinson

4. Para doença de Parkinson, vício, depressão, desequilíbrios de Vata e doenças do sistema nervoso

Combine Kapikacchu, Shankapushpi, Ashwagandha e Gokshura em partes iguais e tome 1/2 colher de chá, três vezes ao dia, após as refeições. Misture em 1/2 xícara de água morna e adicione 1/2 colher de chá de ghee (deixe derreter antes de beber).

5. Para asma

Tome 1/4 colher de chá de Kapikacchu com 1/4 colher de chá de Trikatu Churna, três vezes ao dia para problemas de asma crônica. Misture 1/2 xícara de água morna e tome após as refeições.

6. Para amenorréia ou menstruação escassa

Combine Shatavari, Vidari e Kapikacchu em partes iguais e tome com 1/2 colher de chá de ghee (com mel para pessoas Kapha), 2-3 vezes ao dia antes das refeições.

7. Para contrair os músculos vaginais após o parto

Faça uma decocção de Kapikacchu, Shatavari, Gokshura e Bala adicionando 1 colher de sopa de cada a 4 xícaras de água. Ferva a água e adicione as ervas. Cubra, deixando apenas uma pequena abertura para permitir a evaporação lenta. Assim que a infusão for reduzida a 2 xícaras, coe as ervas usando um pano de queijo. Deixe a infusão esfriar, depois pegue um pichu e mergulhe na decocção. Coloque o pichu embebido na vagina e deixe agir por 30 minutos. Faça isso 3-7 dias por semana, dependendo da gravidade. A decocção extra pode ser colocada em uma jarra hermética e guardada no frigorífico para reutilização; no entanto, certifique-se de aquecê-la um pouco antes da aplicação.

Efeitos colaterais do Kapikachu

Doses elevadas de Mucuna pruriens pode causar superestimulação, aumento da temperatura corporal, insônia, náuseas, transtornos gastrointestinais.

Contraindicações

Grávidas, lactantes, pessoas com síndromes androgênicas, pessoas com níveis elevados de prolactina. Hipoglicêmicos e diabéticos, uso sob supervisão médica (diminui a taxa sanguínea de açúcar).

Mônica Teles Lloyd, nasci em Santa Maria, Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, em 1970.
Cursei Publicidade e Propaganda na Universidade Iberoamericana, na Cidade do México, e Relações Públicas na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, RS, que não cheguei a concluir. Desde a adolescência, fui autodidata nos estudos sobre espiritualidade e autoconhecimento frequentando, inclusive, aulas de Biodanza. Ainda no Brasil, trabalhei na Diretoria para Assuntos Empresariais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e, posteriormente, no SEBRAE-RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No ano de 2000 vim para Portugal. Comecei a estudar Enologia, curso organizado pela Universidade Católica do Porto e o Cincork. Trabalhei nesta área até 2007, um ano após o nascimento do meu único filho, Pedro. Comecei, então, a estudar Reiki, Aromaterapia e Terapia Floral. Filiei-me em 2010 à Ordem Rosacruz, a convite de uma grande astróloga brasileira, e sou membro até hoje. No Instituto de Medicina Tradicional do Porto, fiz o curso de Yoga Massagem Ayurvédica, método Kusum Modak. Cursei no Aastha Ayurveda Clinic and Training Center, New Delhi, Marma Therapies, Beauthy Therapies & Lifestyle diseases management e Ayurveda Herbology e, ainda cursando, Nutrição Ayurveda. Formanda no curso de Terapeuta Ayurveda, pelo BmQ, e Kayachikitsa, Clínica Ayurveda, pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Em 2018 fundei o BhavaSpace, em Matosinhos, onde desempenho a Terapia Holística como Mestre em Reiki, Aromaterapeuta, Terapeuta dos Florais de St. Germain, sob a visão da Medicina Antroposófica, e Terapias do Ayurveda. Membro da Amayur – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda – desde 2019 e, com muito orgulho, também cidadã portuguesa!
Método BmQ

About Método BmQ