fbpx

DIWALI

O Festival das Luzes

Diwali, o festival das luzes que nos conecta com o valor base da cultura Veda – a ação correcta que é como quem diz a ação luminosa que afasta a sombra das nossas vidas.

Esta ação correcta, o Dharma, é o pilar que guia a existência humana, e por isso todos os dias, e em especial neste momento em que se celebra o Deevali, um mantra é repetido extensivamente.

Asato ma sad gamaya
Tamaso ma jyotir gamaya
Mrtyor ma amritam gamaya

Que possamos caminhar do impermanente (ASAT), natureza da existência humana, para o permantente (SAT), a verdade, o Ser espiritual que somos, que permanece imutável)

Que passamos caminhar da escuridão (TAMAS), no sentido da escuridão interior que não nos permite ver que somos pura luz, para a nossa (MA) Luz (JYOTIR)

Que possamos caminhar da morte (MRITYU), não a mera morte física mas a identificação e foco com esse fim que não é real, para a imortalidade (AMRITAM), a luz da Verdade eterna.

GAMAYA significa este movimento constante que vai para além do Sadhana, para além da mente dual. Trata-se de um movimento de transcendência.

Este canto védico precede o estudo de Aham Brahmasmi, que expressa a união de cada um de nós com a Consciência Cósmica que é o marco da realização espiritual. Para além dos nomes, das formas e dos rituais e crenças a que chamamos religião e erradamente confundimos com espiritualidade.

Somos uma raça que procura o conforto esquecendo que o Mundo não foi feito para consumir mas sim para contemplar. Mas não podemos negar quem somos podemos sim nos responsabilizar pela remoção dessa sombra, desse TAMAS. Porém essa ação está longe de ser fácil ou simples. Ela requer purificação da mente, desintoxicação do corpo, e um salto de fé para o amor incondicional e sem forma para então encontrar a nossa Natureza.

A nossa natureza é a Consciência Suprema que permeia e assume muitas vidas, todos os corpos e assim imensas experiências de Ser. Essa natureza imortal que nunca chega a ser mortal.

Para mudarmos de forma radical esta percepção de quem e o que somos, e nos percebermos ATMAN, a verdadeira natureza de Ser que nos conecta a todo o Universo, precisamos cultivar o discernimento de BUDDHI, a inteligência superior que nos permite ver para além da sombra, do que é momentâneo e da ilusão.

É esse movimento que expressa uma vontade consciente de Se compreender, encontrar e formar que é festejado no Diwali.

Que possamos então prosseguir com essa Luz no coração e eleva-lá a todos os nossos pensamentos, atitudes e ações fazendo deste Mundo um sítio mais claro e da minha passagem aqui um bom candeeiro de rua 😉

Bom Deepavali!

Lara Lima
Fundadora do método BmQ
Sócia e Formadora da AMAYUR – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda (amayur.org)
Formadora reconhecida pela YOGA ALLIANCE
Terapeuta Ayurveda Sénior
Doula Ayurveda
Professora Sénior de Yoga
Método BmQ

About Método BmQ