Você já ouviu falar em Rudraksha?

Rudraksha ou rudrākṣa, em sânscrito: (rudra (रुद्रः) = Lord Shiva + ākṣa = olhos) nome  dado tanto a árvore como também a seus pequenos frutos e sementes, sendo estas muito prezadas por suas propriedades sagradas (Sri) e curativas, de acordo com o Ayurveda.

Em inglês, é conhecida como Ultrasum Bead Tree ou Wooden Begger Bead.

Rudraksha
Sementes oriundas da árvore da espécie ELAEOCARPUS GANITRUS, encontrada desde a planície gangética no sopé do Himalaya até a China, sul e sudeste da Ásia, Austrália, Guam e Havaí. Na Índia, é encontrada principalmente em West Bengal, Madhya Pradesh, Mahashtra, Orissa, Andhra Pradesh e Western Ghats. 

Suas sementes são consideradas como verdadeiras jóias nos Vedas, Puranas e nos Upanishads. Muito utilizadas nos japamalas para meditação, por suas propriedades medicinais, bem como por estarem associadas à figura mitológica de Lord Shiva, um dos avatares da filosofia hindu.

A tradição hindu conta, e conforme mencionado no Shiva Purana, Lord Shiva ficou em meditação por 1000 anos com os olhos semi serrados, até que seus olhos, finalmente, cederam e a primeira lágrima que caiu no terreno tornou-se uma Rudraksha. Por isso, é muito comum Lord Shiva ser representado usando um japamala de rudraksha.

No sistema tradicional de medicina, diferentes partes (contas, casca, folhas e casca externa das contas) de Rudraksha são tomadas para o alívio de vários problemas de saúde, como distúrbios mentais, dor de cabeça, febre, doenças de pele e para curar as feridas.

Textos Ayurvédicos categorizam a Rudraksha como termogénica, sedativa, aliviadora da tosse e úteis para o tratamento de bronquite, neuralgia, cefaléia, anorexia, enxaqueca, estados maníacos e outros distúrbios cerebrais. É empregada na medicina popular como anti-stress, para a ansiedade, depressão, palpitações, dores nos nervos, epilepsia, falta de concentração, asma, hipertensão, artrite e doenças hepáticas. Além disso, exibe funções farmacológicas múltiplas como a antiinflamatória, analgésica, hipoglicémica, antiulcerogénica e antimicrobiana. Descobriu-se que fitoesteróis, gorduras, alcalóides, flavonóides, carboidratos, proteínas e taninos são os grandes responsáveis ​​pelo potencial terapêutico do E. ganitrus (Rudraksha). O extrato aquoso das folhas também contém glicosídeos. O extrato etanólico das folhas contém ácido gálico, ácido elágico e quercetina. Esta revisão fornece uma base científica para propriedades farmacológicas / medicinais e usos terapêuticos de Elaeocarpus ganitrus.

Cada Rudraksha tem linhas divisórias que vão do topo da semente até o fundo, com fendas igualmente espaçadas chamadas Mukhi (face) na superfície das contas. 

De acordo com o número de mukhis (faces), o tipo de conta Rudraksha varia de uma única face a várias faces (até 21 faces). Rudrakshas podem ser usadas por qualquer pessoa, como um colar de contas simples, como um colar de contas chamado mala ou como pulseira. 

Tipos de Rudraksha

Com base no número de Mukhis (fendas ou sulcos) presentes na superfície das contas de Rudraksha, existem diferentes tipos. Cada um confere efeitos terapêuticos específicos:

  1. mukhi – usada no tratamento da ansiedade, problemas cardíacos, problemas oculares, tuberculose, paralisia, dores nos ossos. Ilumina a superconsciência e melhora a concentração
  2. mukhi – usada na asma crônica, insuficiência renal, impotência, estresse, ansiedade, depressão, problemas oculares, pensamento negativo, transtorno mental, falta de concentração, histeria, distúrbio intestinal. Abençoa o usuário como sentido de UNIDADE
  3. mukhi – usada para a depressão, esquizofrenia, icterícia, deficiência mental, febre ou fraqueza, estresse menstrual, alterações de humor
  4. mukhi – melhora a circulação sanguínea, trata a asma, a perda de memória, tosse, problemas respiratórios, distúrbios mentais. Ao usar a rudraksha de 4 mukhis, confere o poder da criatividade, melhora a memória e a inteligência
  5. mukhi – usada para melhorar a pressão arterial, diabetes, hemorróidas, estresse, desprazer, deficiência mental, neurose, problemas cardíacos
  6. mukhi – usada em problemas ginecológicos, epilepsia. Defende do trauma emocional de tristezas prolixas, transmite sabedoria, aprendizado e conhecimento
  7. mukhi – trata asma, impotência, faringite, confusão respiratória, doenças relacionadas com os pés, dores e incômodos. Benéfica também para aqueles que sofrem de problemas financeiros e mentais
  8. mukhi – usadas em dores de estômago, doenças de pele, estresse, ansiedade. Ajuda a enfrentar obstáculos e ajuda a ter sucesso nos empreendimentos
  9. mukhi – trata doenças estranhas e, ao usá-la fisicamente, concede muita energia, dinamismo e destemor;
  10. mukhi – remove a insegurança mental, desequilíbrio hormonal e tosse convulsiva. Atua como um escudo para corpo, repelindo o mal
  11. mukhi – alivia dores no corpo, dores nas costas, ajuda a recuperar do alcoolismo crônico e doenças hepáticas. Usando em seu corpo, confere sabedoria, julgamento correto, destemor e sucesso
  12. mukhi – usada em doenças ósseas, osteoporose, raquitismo, deficiência mental, ansiedade. Os usuários ganham a força do sol para governar e se mover continuamente com brilhante radiância. Aumenta a autoestima e a motivação
  13. mukhi – usada nas distrofias musculares, confere honra e satisfaz todos os desejos terrenos
  14. mukhi – estimula o sexto sentido, facilitando ao usuário predição do seu futuro
  15. mukhi – usada em doenças de pele, aborto espontâneo recorrente
  16. mukhi – cura lepra, tuberculose, doenças pulmonares
  17. mukhi – melhor usada em lapsos de memória, distúrbios funcionais do corpo
  18. mukhi – desequilíbrio mental
  19. mukhi – alivia distúrbios do sangue, medula espinhal
  20. mukhi – anula o problema de visão e picadas de cobra
  21. mukhi – erradica todas as formas de doenças.

Gauri Shankar Rudraksha

Duas contas de Rudraksha naturalmente unidas. É considerada a forma unificada de Lord Shiva e Maa Parvati. Aqueles que o usam alcançam o prazer de uma vida conjugal feliz.

A natural Gauri Shankar Rudraksha junta o marido e a esposa em um vínculo forte. É considerada a melhor conta Rudraksha para trazer felicidade à vida de um casal.

Gauri Shankar Rudraksha é a forma unificada das energias masculina e feminina, por isso é considerada uma conta muito poderosa e muito rara. O Gauri Shankar Rudraksha também é benéfica para a meditação diária (Dhyaan) e para alcançar a paz espiritual. As bênçãos combinadas do Senhor Mahadeva (Shiva) e Maa Shakti (Deusa Parvati) são derramadas sobre o usuário de Gauri Shankar Rudraksha e, portanto, ele pode levar uma vida mais feliz, saudável e rica.

Símbolo de: Deusa Parvati e Lord Shiva

Deus Governante: Maa Parvati (Gauri) e Lord Shiva (Shankar)

Dia de uso: segunda-feira, preferencialmente, podendo ser usada em qualquer outro dia.

Mantras: “Om Gauri Shankaraye Namah”

“Om Namah Shivaya”

Benefícios de Gauri Shankar Rudraksha

  • Promove a unidade familiar, harmonia e paz
  • Traz riqueza abundante para o usuário
  • Melhora a concentração e as habilidades de tomada de decisão
  • Ajuda a alcançar autoconfiança e sabedoria
  • Para uma vida conjugal feliz
  • Ajuda a melhorar o conhecimento
  • Melhora as relações familiares e entre amigos
  • Reduz a dor, o sofrimento e outros obstáculos
  • Influencia todas as esferas da vida do usuário para uma direção positiva
  • Útil para mulheres que enfrentam qualquer tipo de problema de gravidez


Propriedades medicinais

Sabor (Rasa): ácido
Virya (Potência): ushna (quente)
Karma (Ação):
Rushya – melhora o sabor
Shiroarthi shamana – alivia a dor de cabeça
Bhutagraha vinashanam – afasta espíritos malignos
Efeito nos Doshas – equilibra Vata e Kapha Doshas

Cada Rudraksha age como um gerador de bioenergia, cobrindo o campo energético do portador, chakras, energia kundalini e os 108 centros nervosos sensíveis no cérebro humano.

Medicinalmente, as Rudrakshas são conhecidas por curar muitas das doenças da mente e do corpo: reduzir a doença cardíaca e baixar a pressão arterial, aumentar a clareza mental, memória e consciência geral, acalmar o sistema nervoso central, livrar de pensamentos negativos, aumentar a imunidade, energia e resistência e rejuvenescer toda a mente e corpo.

Cada Rudraksha age como um gerador de bioenergia, cobrindo o campo energético do portador, chakras, energia kundalini e os 108 centros nervosos sensíveis no cérebro humano.

Pesquisas científicas extensas foram conduzidas ao longo dos anos por cientistas principais em universidades da Índia, e também no oeste, onde suas descobertas provaram que as contas da Rudraksha têm certas propriedades elétricas e magnéticas e que, quando usadas contra a pele, especialmente sobre o coração, agem em nossa rede neural de várias maneiras benéficas, podendo equilibrar o campo magnético do coração, controlar a taxa de pulso, melhorar a circulação sanguínea e purificar o sangue. Quando usamos Rudrakshas estamos, literalmente, carregando oxigênio, carbono e hidrogênio contra nossos corpos enquanto absorvemos a vibração desses organismos vivos puros.

As Rudrakshas também aumentam os níveis de íons negativos e agem diretamente em nosso sistema nervoso central, liberando substâncias químicas em nossos corpos que são responsáveis por emoções positivas e uma mente calma.

Mas, afinal, o que são íons negativos e para que servem?

É provável que a maioria das pessoas não saiba, mas os íons negativos são pequenas partículas que existem na natureza.

Os íons negativos são muito úteis ao corpo humano, pois facilitam às células a absorção do oxigênio. Infelizmente, com os ambientes que frequentamos, a quantidade de íons negativos diminui muito.

Outra questão interessante sobre os íons negativos é sua relação com nossa alimentação.
É bem conhecido que o consumo de alimentos mais alcalinos, frutas e vegetais são benéficos à saúde humana. A predominância de PH ácido no corpo, por outro lado, faz com que o corpo frágil fique susceptível a doenças.

A acidificação do sangue, que é causada pela perda de elétrons, pode ser evitada através dos íons negativos, que contém uma abundante quantidade de elétrons que, por conseguinte, melhoram a imunidade do corpo e resistência às doenças.

Os íons negativos são benéficos para o corpo humano de quatro maneiras principais:

  • Ajudam a fortalecer as funções dos nervos autônomos
  • Reforçam o colágeno
  • Melhoram a permeabilidade da célula (membranas plasmáticas), melhorando o metabolismo
  • Fortalecem o nosso sistema imunológico.

Fatores naturais que influenciam a concentração de íons negativos no ar:

  • O ar é ionizado naturalmente de maneira contínua.
  • Os íons negativos formam-se sob a influência de causas naturais, a radioatividade natural do solo, a fotossíntese das plantas, os raios cósmicos e ultravioletas do sol, as tempestades e os raios, a chama de uma vela ou de uma lareira, o impacto da água em movimento (chuva, chuveiro, mar, fonte), o atrito do ar nas plantas pontudas.
    Têm-se a sensação de respirar melhor ao pé de uma cachoeira, depois de uma tempestade, na montanha, à beira-mar, na floresta, ao sol, pela riqueza do ar em íons negativos.

Diversos fatores artificiais também diminuem a concentração de íons negativos no ar:

  • poluição, ar confinado (residência, carro, escola, escritório, transportes coletivos),
  • ar condicionado,
  • proximidade de um aparelho elétrico (aquecedor, televisão, computador, forno de micro-ondas),
  • tecidos sintéticos (carpetes e roupas sintéticas),
  • fumaças industriais,
  • gás de escapamento dos carros,
  • poeira,
  • tabaco,
  • aquecimento elétrico e até o ar que expelimos dos nossos pulmões.

É por isso que nesses locais e condições podemos sentir:

  • fraqueza,
  • cansaço,
  • irritabilidade,
  • dor de cabeça,
  • insónia e vertigem.

Pesquisas científicas provam que os íons negativos em um ambiente têm diversos efeitos positivos sobre o sistema imunológico e o sistema nervoso, como alívio de dores e doenças (alérgicas, pulmonares, etc), produzem efeitos favoráveis sobre o humor das pessoas e fortalecem as membranas celulares, tornando-as mais resistentes às doenças, além de prolongar em 30% a 50% a vida das células.

Por muito tempo, tem sido observado que pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, problemas de estômago, estresse, artrite e fobias obtêm resultados benéficos usando Rudraksha como coadjuvante. 

Provou-se que o uso da Rudraksha tem efeitos positivos em pessoas com pressão alta e controle do estresse, ansiedade, depressão e palpitações. Mentalmente, ela dá tranquilidade, poder de concentração e ajuda a atingir serenidade na mente.

Incrível, não é mesmo? Como o uso da Rudrashka pode trazer tantos benefícios!

 Remédios caseiros:

  • Para a varíola, contas de rudraksha em quantidades iguais com pimenta-do-reino são esmagadas e consumidas com água velha;
  • Para a asma, os frutos da rudraksha são misturadas com água morna e administrados 2 a 3 vezes ao dia;
  • Casca da rudraksha e suco das folhas para tratar insolação e febre; 
  • A decocção de rudraksha, tomada regularmente junto com mel, é usada como purificador do sangue; 
  • Contas de rudraksha sob o travesseiro induzem a um bom sono. Fervidas no leite, este líquido aplicado nas pálpebras também ajuda a dormir bem; 
  • Nos transtornos mentais, 4 a 6 contas de rudraksha são fervidas no leite para depois consumir; 
  • Para melhorar o apetite sexual, aplica-se uma pasta de rudraksha na testa; 
  • Para a ansiedade, rudraksha com 5 faces (mukhis) é segurada na palma da mão direita por 10 minutos; isto ajuda a recuperar a confiança. 

 

Mônica Teles Lloyd
Método BmQ

About Método BmQ