Olá, bem-vinda/o aos Caminhos de Santiago – Caminho da Costa – com o BmQ!

” Ter acontecido com a equipa do BmQ, hoje estou certa disto, foi o melhor que me poderia ter acontecido. Foram exemplares, desde o momento UM!
Os receios eram muitos, desde os pessoais e intransmissivéis aos que acredito que “assaltem” a maioria dos Peregrinos, “será que vou ser capaz de caminhar 200Km?”, “de partilhar quarto com tantos desconhecidos?”, “e comer “aquela” comida, tão diferente do que, como boa portuguesa e do norte, estou habituada? Especialmente, o meu pequeno-almoço tão igual há 40 anos…vou sofrer, vou passar fome e ainda por cima vou ter de andar!!! só por causa das coisas comi um Risotto de Camarão na noite anterior e enchi a mochila com barritas energéticas (voltaram todas)”. A alimentação foi fantástica, não senti fome em momento nenhum do caminho, foi uma experiência que contribuiu para mais uma “prova superada”…sei que foi crucial para o meu desempenho!
Quero agradecer profundamente a toda a equipa BmQ, nas pessoas da Lara (minha 1ª professora de Yoga, numa “outra Vida) pelo contributo diário no meu Caminho, principalmente pelos abraços de “alma” de manhã, já sentia tanta falta desses abraços sentidos; à Cláudinha, que desde o primeiro dia respondeu às minhas questões e me transmitiu serenidade e segurança para não hesitar e por todas as partilhas durante e após o Caminho; ao Ieber, um Ser Humano que transmite uma paz imensa, bons valores, sabedoria, que fez as subidas parecerem mais fáceis pela sua leveza a Caminhar; ao Sérgio que me ensinou a tirar um melhor partido dos bastões, transmitiu sempre a segurança de saber o Caminho certo e pelas horas de companhia na estrada; à Joana, uma cozinheira Ayurveda de mão cheia, que não me deixou passar fome e me fez despertar a vontade cozinhar melhor (…)
E também não poderia deixar de agradecer à Equipa do BmQ ter-me permitido cruzar com os outros Peregrinos, cada um à sua maneira foi fonte de inspiração e força para mim! Alegro-me que todos tenhamos chegados ao fim e bem!
Gratidão a todos!

“Bon Camiño”

Not the End…To be continued….”

Gisela Falé 
Peregrina BmQ 2021

Helena FernandesPeregrina Edição 2017

Relativamente ao meu testemunho sobre a Caminhada especial só tenho a dizer que adorei a experiência e sempre que puder voltarei a repetir estas experiências que fazem tão bem ao espírito e à alma. (...) O contacto entre pessoas que não se conheciam no início e tornaram-se tão amigas no final, tornou esta experiência única e inesquecível. Pode-se dizer que aqui se viu crescer o espírito de grupo!

Ana CoutinhoPeregrina Edição 2019

Adorei ... mesmo! Vivi intensamente e de mente aberta cada momento que me proporcionaram! O meu obrigado do fundo do coração. (...) A Equipa da BmQ proporcionou-me uma experiência complementar à minha experiência e fez com que a minha peregrinação fosse mais focada no que realmente queria viver e sentir! Ter uma equipa assim a olhar por mim ... deu-me mais segurança para enfrentar as adversidades desta Peregrinação!

Liliana BoitaPeregrina Edição 2019

Uma organização cuidada e com boa energia, humanismo e sabedoria. Uma oportunidade de superar dificuldades físicas e acima de tudo mentais e para crescer um pouco mais, pelo menos.
Quero agradecer à Lara Lima, ao Sérgio, Joana, Ieber e Claudia, equipa BMQ, por terem cuidado tão bem de nós, um grupo que por si só foi agradável e surpreendente na nossa interação pela sua genuinidade, simpatia, alegria e amabilidade

Ana SantiagoPeregrina Edição 2018

Acima das expectativas ficaram: as refeições, as meditações e as aulas de yoga tanto da lara como do Ieber...o cenário das 2 não podia ter sido melhor! O conforto das camas, nunca pensei dormir tão bem!
A harmonia do grupo foi transcendente!
Valeu a pena o kit, o óleo e mesmo milagroso!
E o “staff”...vocês são ***** e mais ***** adorei-vos! a todos sem excepção!

António VieiraPeregrino Edições 2017 | 2018 | 2019

Adorei todo o nosso grupo, adorei toda a organização, foi tudo muito bem escolhido. Obrigado por esta experiência fantástica e de superação para mim, pois sem vocês não seria igual. Espero poder partilhar mais caminhadas convosco.

Zé BaldaiaPeregrino BmQ

Gostei, gostei…
Tivemos muita sorte com o grupo, que foi muito simpático, colaborante e solidário; O Yoga, foi uma mais valia, ajudou imenso! As escolhas dos locais onde dormimos e comemos foram ótimas. As termas naquele dia foi “uma dádiva dos Deuses”. (...) com uma boa organização.
Adorei!

Cátia CoelhoPeregrina Edição 2017

Happy ending
O que é o caminho [para Santiago]?
Um encontro com o HERÓI que existe em cada um de nós.
Uma ENTREGA total ao SER.
Uma GRATIDÃO em forma de coração que cobre o mundo inteiro.
Gratidão a tudo e todos por tudo.

ManuelaPeregrina BmQ 2021

O Caminho é a sincronicidade com o EU...
Uma conversa contigo e com os "contigos" de ti!
À medida que o vamos trilhando as cascas de cebola que ainda possam existir são arrancadas suavemente e só fica a alma.
Cada trilho é um aprofundamento e um aprimoramento, como diz Osho: - "É o sair da nossa cabeça e entrar no 💛".
Só há motivo para gratidão e alegria!
Um bem-haja imenso à BMQ pela paciência, cuidado e por todo o carinho prestado em vários momentos de fragilidade. Profunda gratidão aos anjos que me ampararam durante cada caminhada: Ieber, Cláudia e Sérgio. Também um grande bem haja à Joana e à nossa mentora Lara Lima.
Um abraço gigante e dourado onde caiba toda a equipa!

Rita AzevedoPeregrina BmQ 2021

Queria só deixar aqui uma mensagem de agradecimento a todos pela experiência incrível que foi ! A todos staff e aos peregrinos um beijo muito grande e para mim foram todos espectaculares !!!

QUERO SABER MAIS

Fazer o Caminho de Santiago a pé é um desafio incrível e uma proposta de desenvolvimento pessoal que todos deveríamos ter a oportunidade de experienciar uma vez na vida.

Esta ancestral rota de peregrinação proporciona inesquecíveis experiências a todos os que o percorrem e talvez por isso quem a faz uma vez deseja fazê-la mais. É fazer um caminho de renovação, de transformação interior ao ritmo da natureza, é um caminho que em tudo se encaixa com os valores do BmQ e por isso o partilhamos convosco!

Sem a pretensão em sermos uma agência de viagens, mas sim, orientar e guiar um grupo intimista de amigos na peregrinação pessoal com muitos sorrisos e amor incondicional, pela natureza, pelo Criador (na forma que ele existir para ti). Que tenha sempre o sabor como a primeira de muitas já feitas ou a fazer; é por isso optamos por etapa curta em dias e intensa no conteúdo. Vamos nos proporcionar a arte do Yoga em respirar, concentrar e mentalizar; reforçar o relacionamento inter-pessoal e reflexões. Existira tempo para seguir sozinho e tempo para sorrir acompanhado; tempo para “parvoíces” e tempo para auto – reflexão.

Desafia-te, se te fizer sentido e vem descobrir o Caminho Português da Costa connosco! Vais amar a experiência!

 

Partimos de Coimbra até Viana do Castelo e ali começa a primeira etapa.

Em cada alvorada, reuniremos em silêncio ao nascer do Sol e rumaremos a Norte com o pequeno almoço no bolso. Percorreremos na maioria por caminhos secundários dominados por excelentes paisagens até alcançar a meta diária.

Cruzamos povoações catitas e outras mais urbanas viajando constantemente pelo tempo e nesta descoberta atravessamos um denso deserto de pensamentos que nos conduzirá no final de cada etapa a sentimentos nem sempre de que nós possamos orgulhar.

Porém, passada cada noite (e daí a importância de sítios onde possamos descansar com conforto) o caminho terá servido o seu propósito terapêutico e alargar-se-à a cada novo amanhecer onde continuaremos passo a passo embalados numa paz conventual.

A cada final de dia encontraremos tempo para socializar e descansar as pernas e a revolta da dor de deixar as pedras no caminho.

Na última etapa, o nosso caminho conta já com Padrón nas nossas costas e dirigimos-nos para norte até à Colegiada de Santa Maria de Iria Flávia. Caminharemos por entre aldeias galegas até à rua de Francos.

A partir daqui vislumbra-se Santiago de Compostela um pouco mais adiante, em Agro dos Monteiros. Atravessamos os subúrbios da cidade por um percurso que nos conduz até à porta Faxeira, entrada do Caminho Português na cidade velha. E, é através de um apertado labirinto de ruelas do casco medieval que seguimos até à praça do Obradoiro e à Catedral onde o Apóstolo nos aguarda!

É a consolidação das acções de amor, conquistas, auto-superação e altura de agradecer!