1,2, 3 VAMOS LÁ OUTRA VEZ… ROTINAS
Rotinas: Prisão ou Liberdade?

Bem-me-quero é o meu mantra. É o mantra que partilho todos os dias, a todas horas, aqui e agora, mesmo quando parece difícil acreditar que é possível me bem querer quando existe um relógio a controlar o tempo, uma sociedade a exigir acções e uma cultura a determinar comportamentos. Já vos disse que sou Mãe, empresária, professora, terapeuta, dona de casa, namorada, amiga, contribuinte… enfim, um Ser humano semelhante à maioria e integrado na sociedade mercantilista e ocidental? Faço questão de me assegurar que sou exactamente como a maior parte de vós que me lêem. Nem mais, nem menos. Apenas mais um ser humano em busca de uma existência plena que faça sentido. Para isso uso Bem-me-quero como mantra e Ayurveda como filosofia. 

Quero acreditar que a cada expiração e vibração das minhas cordas vocais, a cada movimento dos meus dedos, transmito esta paixão pela Vida e bem querer a quem me ouve e me lê. 

 

Ayurveda trouxe-me Luz contínua sobre a possibilidade de bem-me-querer, mesmo quando parecia impossível conjugar este amor pela Vida, por mim, com as exigências familiares, profissionais, sociais e pessoais. Já vos aconteceu verem-se num momento da vossa vida em que parece que a agenda simplesmente não tem tempo para vós? A própria agenda excluir o seu dono sem lhe dar qualquer hipótese de ocupar as suas linhas  com necessidades pessoais fazendo valer o tempo do outro mais do que o tempo da existência de quem lhe proporciona a possibilidade de existir. A minha agenda teve alturas de parecer mais carrasco que um conjunto de folhas brancas escritas apenas com a minha autorização e tudo começou num tempo longínquo em que viver sem rotinas era a rotina. Uma rotina justificada pela birra de criança em ser diferente, em ser dona do meu tempo e do meu nariz, sem me dar conta que nessa birra me perdia aos poucos da minha própria existência.

Sou teimosa e resistente à mudança como qualquer Kapha e o meu Pitta não ajuda uma vez que encontra sempre argumentos para manter o comportamento que virou hábito mas, o grande ensinamento que a Ayurveda me trouxe foi o de olhar para mim em vez de olhar para o espelho ou para a imagem que os outros tinham de mim ou queriam fazer de mim. 

O Ayurveda levantou o véu da ignorância que fazia do meu reflexo a minha verdade quando se tratava apenas de um reflexo. Foi através deste ensinamento que o Ayurveda me apaixonou – da simplicidade de compreender a Vida tal como é… viva, real.

Entender que o reflexo é apenas um momento, uma perspectiva limitada no tempo e no espaço permitiu-me olhar noutros sentidos, perceber outras formas e aceitar que todo o Mundo está em permanente mudança. Umas formas mudam mais rápido que outras mas todas mudam e mais interessante que isso, toda a mudança é cíclica, rotineira. Assim como o Planeta, não apenas o nosso, também as Estrelas, as galáxias e até o relógio são redondos voltando inevitavelmente a um novo início. 

monótona rotina de existir todos os dias, de todos os dias haver um “novo nascer” e um “novo pôr-do-sol”, todos os Invernos serem seguidos de um Verão, toda a árvore gerar semente e toda a semente gerar árvore.

De acordo com a medicina Ayurveda, a rotina – charya é um aspecto fundamental da Vida. Aliás a certeza da Vida baseia-se na rotina constante de expansão e retracção, de inspiração e expiração. 

Seja a rotina diária, dinacharya – composta por quatro horários básicos que estabelecem o ritmo do dia, seja a rotina sazonal, ritucharya, estabelecem o ritmo da Vida em diferentes momentos da Vida, as rotinas permitem a organização das actividades diárias e sazonais e essa organização traz um fluxo natural e saudável. logo apaziguador, à Vida. A rotina não precisa de ser rígida, mas também não deve incluir excepções em demasia – é importante haver disciplina sem cobrança, coersão e frustração. A rotina é um direito e não uma obrigação. A rotina é natural à vida e não uma obrigação desta.

Como começar então a estabelecer algumas rotinas PRÓ VIDA?

 

 

 

 

 

HORÁRIO DE COMEÇAR E TERMINAR O DIA

O ideal é levantarem-se (pelo menos) 1h antes do sol nascer (entre as 5h30 e as 7h30), momento do dia conhecido como Brahma muhurta, para despertar com ânimo e captar as qualidades de leveza, alegria e animação que caracterizam o nascer do dia. Já o deitar, deve ser entre as 22h e as 22h30, se possível com uma massagem aos pés com óleo de sésamo, para ter um sono calmo e tranquilo. Se não se puderem deitar-se tão cedo, pelo menos evitem deitar-se depois das 23h30. Se não tiverem sono, sugiro que bebam um copo de leite (inteiro ou gordo, ou para quem só bebe bebidas vegetais um copo de leite de amêndoa) morno, com gengibre e cardamomo – é nutritivo para o corpo e acalma a mente. Esta é uma das recomendações do Ayurveda que merece destaque, um horário que está de acordo com o ritmo da Natureza.

 

 

 

 

FAZER EXERCÍCIO ANTES E DEPOIS DE COMEÇAR E APÓS TERMINAREM O LUFA LUFA

Refiro-me ao horário Pita, entre as 10h e as 14h, por isso são actividades que devem ter características diferentes. Para acordarem é necessário um exercício mais intenso e vigoroso, que desperte a paixão e energia pela Vida. Para prepararem o regresso a casa, é preciso permitir que os primeiros minutos após as exigência do dia sejam dedicados a despertar e tomar consciência do Ser Maravilhoso que são, e perceber o vosso enquadramento neste quadro brutal a que chamamos Vida.

 

 

 

 

PRATIQUEM A RESPIRAÇÃO CONSCIENTE E A MEDITAÇÃO ANTES DE SAIR E AO CHEGAREM A CASA

A ideia é perceberem o impacto que o exterior, que chega até vocês através dos sentidos, tem na vossa Plenitude. Realizar a respiração e meditação consciente entre as 2h e as 6h da manhã, ou da tarde, equilibra o Vata, ou seja, diminui a excitação. Uma respiração deficiente pode levar à obstipação, má digestão e perturbação na memória e raciocínio.

Se seguirem estas orientações ayurveda simples, um apropriado regime alimentar, e evitarem os desvios e a imprudência nas nossas rotinas, podem ter uma vida saudável e feliz. Para o Ayurveda é fundamental terem também um rotina de observância das atitudes mentais e morais, para não gerarem stress no organismo e não ficarem doentes.

*Estas são apenas indicações simples e transversais para a manutenção de uma boa saúde, porém o Ayurveda recomenda que se siga um programa, de acordo com a nossa constituição (Prakruti) e condição (Vrikruti). Para isso marquem uma consulta com um terapeuta Ayurveda certificado e credenciado. Peçam informações à AMAYUR – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda, sobre um terapeuta credenciado na vossa área de residência.

Lembrem-se sempre de sorrir, rir e brincar.

Não dramatizem, nem levem a vida tão a sério, aprendam a relativizar e lembrem-se que o sorriso é o caminho mais curto para a felicidade e para a saúde perfeita!

 

Próxima Edição DINACHARYA – Rotinas Ayurveda

PROGRAMA DINACHARYA (Rotinas Ayurveda)
Lara Lima
Fundadora do método BMQ, formadora da AMAYUR
Formadora reconhecida pela YOGA ALLIANCE
Terapeuta Ayurveda Sénior
Professora Sénior de Yoga
Método BmQ

About Método BmQ